MODA: Especial Dia do Meio Ambiente - "Pegada Hídrica Vicunha"


Inédito no Brasil, trabalho revela quantos litros de água são consumidos em média no ciclo de vida de uma calça jeans


A Vicunha Têxtil, maior produtora mundial de índigos e brins, em parceria com o Movimento ECOERA, precursor em integrar a sustentabilidade na indústria da moda, design e beleza no Brasil, apresentam com exclusividade ao mercado os resultados do projeto pioneiro "Pegada Hídrica Vicunha", que utiliza métricas próprias para mapear o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans no país – desde o plantio do algodão, até o consumidor final. A partir da metodologia global Water Footprint Network, o estudo revela um consumo médio de 5.196 litros de água por calça jeans no Brasil.


O cálculo foi baseado em três indicadores de Pegada Hídrica que, somados, conferem a Pegada Hídrica total: a Pegada Verde, que envolve o volume da água da chuva utilizada pelas plantas nos processos agrícolas da cadeia produtiva; a Pegada Azul, relativa ao consumo advindo das fontes de água doce, das superfícies subterrâneas e que não são devolvidos para as mesmas fontes de captação; e, por fim, a Pegada Cinza, referente ao volume de água necessário para a natureza assimilar o efluente devolvido ao meio ambiente. De acordo com o levantamento, o volume total consumido por uma calça jeans corresponde a 41% água verde, 11% água azul e 48% água cinza.



Separado por etapas, considera-se ainda o seguinte gasto em cada elo da cadeia: 4.247 litros no plantio, 127 litros na tecelagem, 362 litros nas fases de lavanderia e confecção e 460 litros nas lavagens caseiras realizadas pelo consumidor final.


"É importante destacar que o número da água verde é um dos mais expressivos em cálculos que incluem processo agrícola. No plantio, por exemplo, quando analisado individualmente, observa-se que a Pegada Verde corresponde a 50% do gasto hídrico, uma vez que 92% da água utilizada na cultura do algodão brasileiro é proveniente da chuva, não representando impacto ambiental neste consumo", explica Claudio Bicudo, CEO da H?O Company.


Já o consumidor final corresponde ao segundo maior consumo de água no cálculo total, levando em conta a Pegada Azul. Nessa etapa do ciclo, a Pegada Cinza não foi considerada no levantamento. "A pegada cinza do consumidor é bastante significativa, porém não está associada exclusivamente à calça jeans, mas sim a qualquer peça que lavamos através da máquina de lavar roupas. Porém sabemos que deve haver um trabalho de conscientização junto ao consumidor para reduzir o gasto desta etapa, que é alto", ele conclui.


Para analisar cada fase, a Vicunha e o ECOERA, junto à H?O Company e a Iniciativa Verde, embarcaram em uma jornada em busca de dados que representassem a realidade brasileira e, agora, o relatório é compartilhado a todo mercado, indústria e sociedade, sendo apenas o começo de um grande movimento, com objetivo de diminuir impacto ambiental da indústria da moda e promover a transparência no setor, unindo os principais players em prol da criação de indicadores brasileiros na gestão sustentável da água.


"Precisamos usar a moda para tratar de assuntos urgentes e nada melhor do que uma peça icônica como a calça jeans, presente no guarda-roupa de todo brasileiro, para despertar uma reflexão conjunta sobre o impacto ambiental da cadeia, unindo todos os elos em prol de práticas cada vez mais responsáveis, transparentes e éticas. Compartilhamos esse resultado com todos os agentes sociais para que, juntos, possamos criar uma gestão sustentável desse recurso vital para a nossa existência", afirma Chiara Gadaleta, fundadora do ECOERA.


O projeto permite identificar a situação atual de cada elo da cadeia, possibilitando a criação de metas de redução do consumo de água e formas de compensação por meio de projetos socioambientais como recuperação do solo, conservação dos recursos hídricos, estoque de carbono e criação de corredores para a biodiversidade ao longo de toda a cadeia produtiva do jeanswear.


"Instalada no Nordeste, uma região de extrema escassez de recursos hídricos, a Vicunha sempre teve uma grande preocupação com o uso responsável da água. Com este projeto, temos uma ferramenta específica de gestão contínua, com acompanhamentos das ações, definição de metas de aumento de eficiência hídrica e avaliação de resultados", conta Marcel Imaizumi, diretor executivo Operações, Supply Chain e Novos Negócios da Vicunha.


Assista ao vídeo do projeto na íntegra pelo Youtube e acompanhe os próximos passos através das plataformas @pegadahidrica, @vicunhatextil, e @amodapelaagua.






Sobre a Vicunha Têxtil


Com mais de 50 anos de mercado, a Vicunha é líder mundial na produção de índigos e brins e referência quando o assunto é jeanswear. Posicionada entre as maiores indústrias têxteis do mundo, a empresa conta com quatro unidades produtivas no Nordeste - estados do Ceará e Rio Grande do Norte - uma fábrica no Equador e outra na Argentina, além de filiais na América do Sul, Europa e Ásia.


A gestão de recursos escassos e a preocupação com o fator humano são uma das principais bandeiras defendidas pela fabricante, que segue as mais rígidas normas de preservação ambiental e elabora ações e programas visando a segurança e o desenvolvimento das pessoas. A Vicunha utiliza modernas tecnologias apoiadas nos conceitos de redução, reciclagem e reuso, e reafirma toda sua?responsabilidade?criando produtos mais sustentáveis e fabricados de forma consciente. http://www.vipreview.com.br



Sobre o Movimento ECOERA


O Movimento ECOERA foi criado pela especialista em sustentabilidade, Chiara Gadaleta, em 2008 com o desafio de integrar os mercados de moda, beleza e design às questões sociais e ambientais por meio de um conjunto de atividades, práticas e ações que aproximem toda a cadeia produtiva à sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural. Esse esforço ajudou esses mercados a quebrar paradigmas e a inaugurar um novo capítulo em suas histórias onde ética e estética podem e devem andar lado a lado. O ECOERA é dividido em três frentes, o Programa ECOERA, uma consultoria que atua nas empresas abrindo suas agendas para discutir boas práticas, o Portal ECOERA, plataforma que dissemina conteúdo aproximando a sustentabilidade no dia a dia e o Prêmio ECOERA que desde 2015 aponta as empresas que estão se esforçando em diminuir seus impactos.

www.portalecoera.com.br




Sobre a H?O Company


A H?O Company é uma consultoria especializada em promover uma boa Gestão para a Sustentabilidade, com foco no Uso de Recursos Hídricos, Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e Avaliação do Ciclo de Vida de Produtos. http://h2ocompany.com.br




Sobre a Iniciativa Verde


A Iniciativa Verde é uma organização do terceiro setor que busca contribuir para a melhoria dos serviços ambientais como biodiversidade, água e qualidade do ar. Com isso, ela ajuda na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas causadas pelas atividades humanas por meio de projetos próprios de recomposição florestal e em parceria com outras instituições. http://www.iniciativaverde.org.br/index.php







Informações: oresumodamoda@gmail.com

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