ENTRETENIMENTO: Exposição Laerte Ramos na OMA Galeria

No dia 26 de abril, na OMA Galeria, abrirá a exposição "Nós do Caos" do artista Laerte Ramos, graduado em artes plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado, o artista possui uma longa trajetória nacional e internacional, participando de residências artística em países como França, Suíça, Holanda, Portugal e China, além de ter recebido importantes prêmios, a exemplo do tradicional Marcantônio Vilaça edições de 2012 e 2013 e do projeto RUMOS Itaú Cultural, dentre as inúmeras exposições que participou destacamos a ocupação ao Octógono da Pinacoteca de São Paulo onde desenvolveu uma grande instalação composta por cerâmicas.


Conhecido por sua pesquisa em cerâmica Laerte Ramos, exibirá na OMA Galeria uma série de trabalhos inéditos, onde o artista revela um lado experimental, criando uma relação simbólica e subjetiva entre objeto, conceito e memória. O título "Nós do Caos" é uma referência ao conjunto de obras onde a técnica da tapeçaria afegã em nós, é transformada em pixels, revelando imagens que permeiam o conturbado cotidiano brasileiro.


Em uma das obras da série "Plano de fuga" o artista recria "miguelitos", que são objetos utilizados para perfurar pneus em ações de evasão, portanto um objeto que possui em sua essência uma forte carga de rompimento, colisão e impacto. Tais objetos que estarão espalhadas sobre o piso da galeria, foram criados a partir da reutilização do chumbo de projeteis de balas de revolver, que posteriormente foram banhados por pigmento dourado, remetendo ao ouro, dessa forma o artista cria em seu discurso, atritos da ambiguidade existente entre a fuga do conceito primário do objeto "devido ao que ele representa", com a preciosidade de uma joia.


A mostra ainda contará com obras da série "Sede de lembranças" onde recordações de infância surge como aporte crítico nas mãos do artista. Ramos cria pequenas esculturas em chumbo que aludem as formas dos sucos-brinquedos, popularmente conhecidos nos anos 80 por ser brinquedos de plástico que continham sucos de cores vibrantes, comercializados em feiras de rua, vendinhas e supermercado.


Tais objetos lúdicos, quando reproduzidos pelas mãos do artista, se apresenta em tons acinzentado opaco, revelando uma frieza e solidez do material, as pequenas esculturas são exibidas dentro de mochilas e pochetes transparentes, esse condicionamento dos objetos transcende para uma fragilidade e instabilidade que o próprio peso material do chumbo se revela diante de seu involucro. Esses recipientes possuem títulos de traduções equivocadas de filmes estadunidenses, trazendo à tona memórias de filmes a muito tempo visto, portanto o peso dessas bagagens são como frames de lembranças pausada.


Durante a abertura da exposição, haverá o lançamento do Almanaque#10, que se trata de um fanzine produzido há dez anos pelo artista, com distribuição gratuita via Qrcode na OMA Galeria. A mostra que tem abertura no dia 26 de abril as 19 horas, ficará em exibição até o dia 03 de junho, com entrada gratuita.





Redes sociais / site:

Facebook: www.facebook.com/omagaleria

Instagram: @omagaleria

Site: www.omagaleria.com





Serviço:

Exposição individual de Laerte Ramos: Nós do Caos.

Local: OMA Galeria.

Abertura: 26/04/2019 das 19h as 23h.

Visitação: 27/04 a 03/06/2019.

Horário de Funcionamento: Ter. á Sex. 12h ás 19h / Sáb. 10h ás 15h.

Endereço: Rua Carlos Gomes, 69. Centro. SBC. SP. CEP 09715-130

Telefone: +55 (11) 971 533 107 / +55 (11) 981 790 588

E-mail: comunicacao@omagaleria.com / contato@omagaleria.com

Valor: Gratuito.




Artista: Laerte Ramos

Título: "Sede de Lembrança#4 (mochila)"

Técnica: Chumbo e mochila transparente

Ano: 2019





Artista: Laerte Ramos

Título: "Sede de Lembrança#1 (mochila)"

Técnica: Chumbo e mochila transparente

Ano: 2019











SOBRE A OMA GALERIA

A OMA | Galeria é o primeiro espaço privado de artes visuais do ABC. Localizada em São Bernardo do Campo, a galeria está sob os cuidados do galerista Thomaz Pacheco. Em seus 4 anos, o espaço tornou-se referência na região e destaca-se no circuito das artes por seus projetos culturais, como encontros, workshops e debates (promovidos pelo OMA| Educação, OMA | Cultural), e por seu quadro de artistas representados (Andrey Rossi, Bruno Novaes, Daniel Melim, Elen Braga, Giovani Caramello, Nario Barbosa e Thiago Toes) que participam de diversas atividades dentro e fora do país.










AJUDE-ME A CONTINUAR COM O PROJETO !


Sua marca ou seu negócio no site e nas redes sociais !

Postagens mais visitadas deste blog

Estilo Brasileiro, Zuzu Angel misturava seu estilo à temas regionais e folclóricos

Estilo Brasileiro, Valdemar Iódice desenvolve uma moda jovem imprimindo personalidade em sua grife

Estilo Brasileiro, Rose Benedetti foi a precursora da bijuteria no Brasil