Pós Modernismo, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade marcam a próxima edição do inspiramais e direciona os caminhos da moda e design brasileiro
Exaltando um novo pensamento para a moda brasileira e efetivando novos processos de criação, o evento acontece dias 15 e 16 de janeiro e leva as principais inspirações para toda a cadeia produtiva da moda – confecção, joias, calçados, setor moveleiro e de acessórios – marcando o início das criações dos setores da moda nacional
O Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina - INSPIRAMAIS 2020_I, acontece nos dias 15 e 16 de janeiro de 2019, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo. Exaltando um novo pensamento para a moda brasileira, o INSPIRAMAIS efetiva novos processos de criação para todo o elo da indústria de design, e leva as principais inspirações da próxima temporada para toda a cadeia produtiva da moda.
"O Inspiramais marca o início das criações dos setores calçadista, confeccionista, moveleiro, de joias e acessórios, apresentando o lançamento de mais de 1000 materiais desenvolvidos por empresas focadas no mercado da moda. Este Salão impulsiona o desenvolvimento de produtos genuinamente brasileiros e possibilita acesso a compradores nacionais e internacionais, o que gera negócios para a indústria e leva informação qualificada ao mercado", comenta Milton Killing, Presidente da Assintecal.
7 mil designers, estilistas, empresários e profissionais de toda a cadeia da moda
Durante os dois dias são esperados 7 mil profissionais do setor – de diretores a estilistas e designers, departamentos de criação das principais indústrias nacionais e compradores de toda a América latina, EUA, e países da Europa e Ásia.
A importância do Inspiramais para todo o chamado Sistema Moda Brasil é marcada pela construção para unificar toda a linguagem de produtos com referências genuinamente brasileiras, criando uma identidade para a indússtria nacional e se diferenciando em todo o mercado interno e internacional.
"Temos uma força e referência muito grande com produtos legítimos e de qualidade – depois de quase 10 anos promovendo o projeto, as cadeias produtivas estão alinhadas e buscando essa identidade aos produtos produzidos no Brasil. Países como Peru, Argentina, México, por exemplo, cada vez mais dão preferência as matérias primas do Brasil, por trazem design diferenciado aliado a tecnologia, conforto e materiais diferenciados. Estamos levando, literalmente o país para o resto do mundo", conta Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal – entidade responsável pela construção do Inspiramais.
Projetos inovadores, rodadas de negócios e um estudo da iconografia brasileira
Para exaltar um novo pensamento para a moda brasileira e novos processos de criação, o Inspiramais 2020_I apresenta uma série de projetos realizados ao longo dos anos por todo o elo da cadeia de moda, consultores e designers e pesquisas nacionais e internacionais.
+ Estampa
Oito estúdios integram a nova edição do Projeto + Estampa. Sob a coordenação do designer e consultor da Assintecal, Lucius Vilar, os oito estúdios foram convidados a decodificar elementos da cultura brasileira para criação de novas estampas e apresentação de novas aplicações, incorporando a originalidade brasileira como forma de reduzir a cultura da cópia e também a compra de estampas internacionais por parte de empresas do setor de confecções. São eles: Estúdio Capim, Estúdio Certain, Oficina Lamparina, Studio Aurum Brasil, Nomad, Adriana Boulos, Traço Ousado e Bloom Print.
O projeto é realizado pelo programa Tex Brasil, da ABIR, Assintecal, Apex-Brasil, e parceria com a R.Mello.
Feito no Brasil
O programa visa a participação de empresas fabricantes de laminados brasileiras, buscando fomentar e desenvolver materiais inovadores de forma conjunta –diferenciando essas marcas no mercado e colocando-as em patamar superior aos concorrentes internacionais. "Nosso objetivo é a gerar visibilidade máxima aos produtos feitos no Brasil, apresentando os materiais ao mercado e buscando grande aceitação e resultados concretos para as empresas", comenta Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal.
Iconografia Local
Depois de registrar as paisagens, cores e iconografia deslumbrantes de Belém do Pará, Pampa Gaúcho, Cariri Cearense e Serras Gauchas, o Sebrae, a Assintecal e a Abest desembarcaram no nordeste baiano com o Projeto Iconografia Local. Um dos projetos atuais mais significativos para a moda e o design brasileiro – e que tem posicionado o Brasil como referência internacional em identidade de produtos com características brasileiras – traz a Bahia como tema.
Sob o atento olhar do designer Lucas Magalhães, as folhas, estradas, pessoas, esculturas, cores, a aridez e o sol, texturas e objetos foram decodificados por meio de uma pesquisa histórica e de imagens, que procurou retratar a riqueza de uma cultura que pode levar à inspiração para o desenvolvimento de produtos brasileiros – resultando no "Iconografia Local Bahia". O resultado – apresentação da cartela de cores, protótipos e vídeos desenvolvidos a partir da pesquisa.
Inovamais
No caminho inevitável que une a sustentabilidade à inovação, o Inspiramais 2020_I dá o primeiro passo na apresentação de soluções e produtos altamente tecnológicos e inovadores, desenvolvidos por processos sustentáveis adequados aos segmentos do Sistema Moda Brasil.
Realizado pelo Sebrae e Assintecal, para o desenvolvimento destes materiais e a exposição, cada empresa recebeu uma curadoria de Flávia Vanelli e de consultores especializados para avaliação dos produtos. Quem circular nos corredores do Inspiramais2020_I vai encontrar estes lançamentos desenvolvidos por empresas do segmento de componentes para a cadeia de moda.
Preview do Couro
Com propostas inovadoras de desenvolvimento em couro para o Sistema Moda Brasil, o Preview do Couro reunirá as novidades de 15 curtumes que buscaram interpretar os desejos do consumidor pós-moderno que está em incansável procura pela reconfiguração de seu estilo de vida e identidade. O Preview do Couro antecipa as referências do que serão apresentadas no Inspiramais do segundo semestre, que será chamado de 2020_II, mantendo todo o mercado atualizado um ano antes.
A ação é promovida e realizada pela Assintecal, Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX – BRASIL) que pretende estimular o setor coureiro brasileiro.
Referências Brasileiras
Fruto de amplos trabalhos de pesquisa e estudo entre designers e empresas, com a batuta da designer Julia Webber, do Núcleo de Design da Assintecal e coordenação de Walter Rodrigues, o Projeto Referências Brasileiras pretende instigar a criação de produtos sob o olhar de desenvolvimento que integra as referências do Brasil, mapeando importantes influências culturais e abrindo um novo espaço para o design para originar coleções de calçados, acessórios, joias, moveis e confecções.
O Referências Brasileiras é um dos projetos mais significativos dentro dos processos de construção de uma moda genuinamente brasileira e conta com a promoção da Assintecal, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).
Compradores e jornalistas internacionais
Com o objetivo de promover a expansão comercial em mercados internacionais o Inspiramais promove o Projeto Comprador, que receberá fabricantes dos países Argentina, México, Equador, Peru, Colômbia, Índia interessados em adquirir matérias primas brasileiras para o desenvolvimento de seus produtos. Essa edição do projeto espera gerar aproximadamente US$ 5,7 milhões em vendas para os próximos 12 meses.
Já o Projeto Imagem trará jornalistas e formadores de opinião de veículos internacionais para conferir de perto todo o processo de produção da moda brasileira, assim como nossa qualidade e design dos produtos, acompanhando todas as atividades do Inspiramais.
Conexão Inspiramais
O Conexão Inspiramais, realizado pela Assintecal, Abit, CICB, Apex-Brasil, forma um ciclo que tem início com o estudo das inspirações e referências de moda, contando com a coordenação do estilista Walter Rodrigues. As empresas participantes do projeto recebem orientação para criação e desenvolvimento de materiais inovadores em design e tecnologia para a estação abordada. Mais de 900 novidades em materiais podem ser conferidas. Haverá três palestras dias 15 e 16 onde será apresentada toda a pesquisa.
Todo o estudo é com base na criação da figura da pirâmide, que representa os 100% do mercado de moda. Dividida em três estágios que, juntos, vão atender a diferentes necessidades e desejos, facilitando a compreensão de quem é e como se comporta o consumidor - para quem os produtos são criados. "A moda, hoje, move-se cada vez mais rápido, e precisamos estar aptos a planejar e criar produtos com velocidade e foco, sem perder de vista o desejo do consumidor, a informação de moda e os novos nichos de mercado. Com isso, podemos diminuir a margem de erro e, consequentemente, aumentar os lucros", explica Walter Rodrigues.
Conexão Criativa e Comercial
O Conexão Criativa e Comercial visa atestar a diversidade e a riqueza do design e artesanato brasileiros, sendo totalmente voltado ao desenvolvimento de componentes. Uma forma de conectar esse nicho ao mercado, apresentando um aspecto exclusivo, pioneiro e original.
MEI, micro e pequenas empresas podem participar, inscrevendo os seus componentes, que precisam ser destinados a um dos segmentos em que o Inspiramais se relaciona: vestuário, calçados, acessórios e joalheria. A Assintecal realiza uma análise e seleção de materiais que mais aderem às características do projeto. Os selecionadas recebem uma curadoria, adequando seus produtos nas tendências indicadas na pesquisa do Conexão, que posteriormente serão expostos no Inspiramais. A realização é da Assintecal e Sebrae.
Palestras - C&A, Swarovski, Hering, Invista, Handara
Entre os projetos, produtos e inovações em design, o Inspiramais apresenta uma programação de palestras sobre moda, tecnologia e mercado de consumo.
Com temas variados as palestras contam com participação de grandes empresas como a palestra da C&A e Swarovski, que falarão sobre Varejo e Marketing Digital. Nomes como Lúcio Albuquerque (presidente da Handara), Ana Paula Limonge (marketing manager Swarovski), Roberta Rabani (business developemend manager da Swarovisk), Renata Abranchs (Consultora e moda e comportamento de estilo) Sandro bertotti (gead Ti da Cia. Hering), Denise Samura (regional business director da Invista), André Beisert (Diretor de E-commerce da C&A Brasil, Guilherme Artíles (Co-Fouder e COO da Hubsales), compõem um time de peso para a programação.
Conceito Inspiramais 2020_I
"Hoje, não temos uma forma de vestir, mas sim uma nova maneira de interpretar a roupa e os acessórios. Não é apenas um jogo de peças, mas um diálogo entre a liberdade de usar, a criatividade e a identidade.Tudo expressando um novo jeito de ser".
É nesse universo multifacetado da já segunda década do século XXI, que Walter Rodrigues, pesquisador e coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, aponta os caminhos das inspirações. "A roupa, mais do que nunca, se transformou em objeto de comunicação. Designers do mundo todo usam suas passarelas para expressar ideias e conceitos, tais como a questão de gênero, o vegano, o de raça e de política, transformando moda em mensagem. Mas isso tudo vem das ruas, a liberdade tão duramente alcançada, possibilita ao uso de roupas e acessórios livres de dogmas de moda, surpreendendo e encantando os observadores da moda, influenciando marcas de roupas, calçados e acessórios, móveis e bijuterias", explica Walter.
Neste contexto, o lúdico aparece como desconstrução e reconstrução, e como forma de mensagem, identidade e significação. "A arte, a pintura, a cor como
contraste do real e construtor de significado também estão presentes neste contexto. Um movimento transformador e constante, onde a não obviedade
das formas é que traz o novo, o disruptivo. Mistura que torna a construção potente e viva, onde o otimismo age como rebelião cultural e a transformação em larga escala", esclarece Walter Rodrigues.
Promoção
O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, Sappi Dinaco, Wolfstore, Caimi & Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Britânnia Têxtil, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Berlan, Suntex e Aunde Brasil e conta com o apoio da ABEST, ABICAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWear by Style WF e Francal.
Serviço
Inspiramais 2020_I
Data: 15 e 16 de Janeiro
Local: Centro de Eventos Pro-Magno (Avenida Ida Kolb, 513, Casa Verde, São Paulo)
Horário: 09h às 19hs
Entrada gratuita para profissionais do setor
Inscrições e informações: www.inspiramais.com.br