DESTAQUE

GASTRONOMIA: Cerveja Blumenau é eleita a Cervejaria do Ano no Brasil Beer Cup com 23 medalhas

Imagem
Foram seis ouros, 13 pratas e quatro bronzes. Cerimônia aconteceu na noite de sexta-feira (26) A Cerveja Blumenau é a Cervejaria do Ano na categoria grande porte no Brasil Beer Cup 2021. A divulgação do resultado do concurso aconteceu na noite de sexta-feira (26), em Florianópolis (SC). A marca conquistou 23 medalhas, sendo seis de ouro, 13 de prata e quatro de bronze.   As três linhas de produto foram premiadas. Na Mestres do Tempo, que celebra bebidas maturadas em barris na adega da cervejaria, foram nove medalhas, sendo três de ouro: Mestres do Tempo Lambic #1 (no estilo Belgian-Style Lambic), Mestres do Tempo Gueuze #1 (no estilo Belgian-Style Gueuze) e Mestres do Tempo Maracujá Negro (no estilo Mixed-Culture Brett Beer).  A Macuca Imperial Stout levou o ouro no estilo British-Style Imperial Stout e teve quatro edições especiais também premiadas: prata com Tropicalente (no estilo Chilli Pepper Beer) e Pé-de-Moleque (no estilo Field Beer) e bronze com a Bala de Coco (no es

ENTRETENIMENTO: Focus Cia de Dança volta a São Paulo em apresentações gratuitas de As Canções Que Você Dançou Pra Mim, inspirado nas músicas de Roberto Carlos

Companhia carioca faz apresentações gratuitas pelo Circuito São Paulo de Cultura nos teatros João Caetano, Martins Penna, Flávio Império e Alfredo Mesquita. Fotos: Divulgação
Não é ao acaso que Roberto Carlos é considerado um rei. Suas canções embalam e encantam a todos e, de alguma forma, nos identificamos com uma ou outra e é neste ritmo, impulsionados pelas canções do rei, que a  Focus Cia de Dança (Rio de Janeiro) chega à capital paulista com o premiado espetáculo inspirado neste universo musical.

As tantas emoções que Roberto Carlos cantou aos brasileiros transformam-se em trilha sonora para os bailarinos da Focus Cia de Dança no espetáculo “As Canções que Você Dançou pra Mim”, que faz apresentações gratuitas, a partir do dia 3 até dia 26 de julho, nos teatros municipais João Caetano, Flávio Império, Alfredo Mesquita e Martins Penna. Com uma trajetória de sucesso nacional e internacional, a montagem do grupo carioca faz parte da programação do Circuito São Paulo de Cultura.


“As Canções que Você Dançou pra Mim”

O espetáculo As Canções Que Você Dançou Pra Mim estreou  em 2011 e está prestes a completar 200 apresentações em cidades brasileiras e em outros países como Estados Unidos e Portugal. Foi eleita como uma das melhores montagens em dança pelo jornal O Globo (em 2011) e pela Folha de São Paulo (em 2012).  

"A escolha por Roberto Carlos surgiu de brincadeiras do elenco que durante as viagens cantavam músicas do rei em que um ia interrompendo o outro, com outra música, a partir de uma palavra comum", conta o diretor e coreógrafo Alex Neoral. "Uma canção  vai puxando a da sequencia, formando uma grande história. É como se uma música perguntasse e a outra respondesse", completa Alexo coreógrafo.  

Em cena, mais de 70 trechos das composições, sempre na voz do próprio Roberto em suas versões originais em clássicos dos anos 1960 a 1980. Para Alex - que coreografa pela primeira vez a partir da palavra cantada - o desafio é duplo: mergulhar na obra de um artista tão popular, tão presente no cotidiano dos brasileiros, e colocar tal obra em diálogo com uma arte abstrata como a dança. “O significado da palavra é muito forte na canção. Procurei usar a literalidade, mas de uma forma inteligente, que não limitasse a dança a uma legenda da letra. Aproveitei as intenções para dar fisicalidade ao movimento e para buscar uma atitude teatral”, destaca.  

O resultado é uma apresentação que estabelece comunicação direta com os espectadores, o que cria identificação e conquista plateias de diferentes perfis. Alex destaca ainda a interatividade do espetáculo com a plateia o que torna cada apresentação única, ficando o elenco sujeito à reação da plateia que se emociona, chora e ri. Além de Alex Neoral, que também faz parte do elenco, estão Carol Pires, Clarice Silva, Cosme Gregory, Felipe Padilha, Gabriela Leite, Marcio Jahú e Monica Burity. 

Para completar o universo de referências à obra de Roberto Carlos, “As canções que você dançou pra mim” traz figurinos em tons de azul, que fazem alusão aos modelos e cortes das décadas de 1960 a 1980, com toques contemporâneos.  

     



Focus Cia de Dança

A companhia - A Focus Cia. de Dança, dirigida por Alex Neoral, que completa 15 anos em 2015, foi fundada no ano 2000 e hoje é um dos mais atuantes grupos de dança do Rio de Janeiro. Possui no repertório 12 peças coreográficas, dentre as quais “Ímpar”, “3 Pontos”, “Dente de Leite” e o recente “Saudade de Mim.  

Em 2010 e 2011, a Focus apresentou-se em 32 cidades francesas, inclusive na Bienal da Dança de Lyon. Seu itinerário internacional inclui destinos como Nova York e Washington/EUA, Porto/Portugal, Torino/Itália, Stuttgart/Alemanha e Panamá. No Brasil,  já levou espetáculos para mais 60 cidades.  


Seus trabalhos já foram indicados entre os melhores do ano por veículos como o Jornal do Brasil e O Globo. No ano de 2012, o júri especializado do Guia da Folha de São Paulo elegeu “As canções que você dançou pra mim” como uma das três melhores montagens daquela temporada pela originalidade e simplicidade da proposta. 

Alex Neoral é o idealizador, fundador e diretor da cia. Ele também é o coreógrafo que através desse grupo pode experimentar suas primeiras danças. Neoral começou a dançar aos 15 anos. Como bailarino integrou Cia de Dança Deborah Colker, Cia Nós da Danca, Grupo Tápias e Cia Vacilou Dançou - Carlota Portella. Paralelo a ser intérprete de outros diretores, sempre tentou manter ativo o impulso criativo já fundando a Focus Cia de Dança em 1997. Como coreógrafo criou trabalhos para importantes grupos como São Paulo Cia de Dança, Teatro Bolshoi no Brasil, City Dance Ensemble (Washington DC), entre outros. Trabalha no carnaval carioca há cinco anos e hoje coreografa a comissão de frente da Unidos da Tijuca que, este ano, tirou nota máxima do júri. Foi o responsável pelas coreografias e direção de movimento de "Rock in Rio - o musical”, " Cazuza - pro dia nascer feliz” e “Palavra de Mulher". 

Desde 2013, a Focus Cia de Dança é patrocinada pela Petrobras.


Serviço:

03, 04 e 05 de julho
6a e sábado às 20h | domingo às 19h
Teatro Flávio Império
Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
(11) 2621-2719

10, 11 e 12 de julho
6a e sábado às 21h | domingo às 19h
Teatro João Caetano
R. Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino
(11) 5573-3774

18 e 19 de julho
sábado às 20h | domingo às 19h
Teatro Martins Penna
Centro Cultural da Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha
(11) 2295-0401

24, 25 e 26 de julho
6a e sábado às 21h | domingo às 19h
Teatro Alfredo Mesquita
Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana
(11) 2221-3657

Entrada Gratuita (retirar senha uma hora antes da apresentação)