DESTAQUE

GASTRONOMIA: Cerveja Blumenau é eleita a Cervejaria do Ano no Brasil Beer Cup com 23 medalhas

Imagem
Foram seis ouros, 13 pratas e quatro bronzes. Cerimônia aconteceu na noite de sexta-feira (26) A Cerveja Blumenau é a Cervejaria do Ano na categoria grande porte no Brasil Beer Cup 2021. A divulgação do resultado do concurso aconteceu na noite de sexta-feira (26), em Florianópolis (SC). A marca conquistou 23 medalhas, sendo seis de ouro, 13 de prata e quatro de bronze.   As três linhas de produto foram premiadas. Na Mestres do Tempo, que celebra bebidas maturadas em barris na adega da cervejaria, foram nove medalhas, sendo três de ouro: Mestres do Tempo Lambic #1 (no estilo Belgian-Style Lambic), Mestres do Tempo Gueuze #1 (no estilo Belgian-Style Gueuze) e Mestres do Tempo Maracujá Negro (no estilo Mixed-Culture Brett Beer).  A Macuca Imperial Stout levou o ouro no estilo British-Style Imperial Stout e teve quatro edições especiais também premiadas: prata com Tropicalente (no estilo Chilli Pepper Beer) e Pé-de-Moleque (no estilo Field Beer) e bronze com a Bala de Coco (no es

NEGÓCIOS: Como se comportar virtualmente sem se comprometer

Um e-mail pode dizer muito sobre nós, por isso, é necessário ter muita atenção aos mínimos detalhes, diz Nara Lyon, especialista e Consultora de Imagem para Desenvolvimento de Carreira pela USA Membership AICI (Association of Imagem Consultants International).
Não há dúvidas que o mundo mudou. Com o advento das novas tecnologias, o surgimento do celular, do computador e da internet, isso se torna cada vez mais claro, principalmente no que diz respeito ao comportamento das pessoas. Foram inúmeras transformações que abrangeram não só o lado pessoal, como também o profissional. Poderíamos dizer que as mudanças foram tão radicais que até nossos dias estão mais curtos e nossa privacidade e distância inexistem nos dias atuais. Mesmo assim, difícil imaginar passarmos horas ou dias sem ela, seria o caos, principalmente para o mundo corporativo.

Mais de 60% dos brasileiros conectados na web têm menos de 40 anos e apenas 8% têm mais de 55. O Brasil é o segundo país no ranking de usuários do Facebook, onde cada um tem, em média, 220 amigos. Neste quesito, os brasileiros estão à frente dos argentinos e mexicanos juntos, em consumo de tempo nas redes sociais. E no mundo corporativo não é diferente, já que o e-mail é indiscutivelmente a ferramenta mais utilizada no universo profissional.

Diante destes dados surgiu a necessidade de criar algumas regras (Netiqueta) de boas maneiras para os usuários, de forma que não comprometa o trabalho e a construção e preservação da boa imagem profissional e pessoal. Já testemunhamos diversos casos de funcionários que foram demitidos pelo comportamento errôneo nas redes sociais ou nos e-mails.

Alguns pontos são essenciais em um ambiente de trabalho. A linguagem de um e-mail diz mais de nós do que imaginamos, por isso, é necessário ser claro e objetivo, estando sempre atento para não passar a ideia de frieza e distanciamento. Vale lembrar que a nossa mensagem estará sendo interpretada por outra pessoa e que aos seus olhos isso pode tender à arrogância.

Lembre-se também que e-mails são como documentos: poderão ser impressos, encaminhados e copiados, e, portanto, disseminados com muita velocidade em pouco tempo. É necessário ter responsabilidade com o conteúdo, não utilizar caixa alta, que podem ser entendidas como gritaria, responder a todos em um prazo máximo de 24h e evitar expressões em outro idioma, salvo termos técnicos utilizados em determinadas áreas de atuação.

Também é de bom tom, se enviar o e-mail para mais de uma pessoa, colocando-o os demais em cópia oculta, pois assim mantém a privacidade do endereço da pessoa; jamais deixar a linha “Assunto” em branco, pois denota descaso e nenhum profissionalismo; reler sempre antes de enviar para observar erros de ortografia e concordância, pois isto revela o nível intelectual de quem escreve; incluir assinatura e dados para contato, e por fim, se despedir com a formalidade correspondente ao tratamento inicial dado, por exemplo:
Prezado Sr. ............Atenciosamente
Prezado Sr. João........Obrigada
Olá João.................Abraços (por extenso)

Uma outra observação importante e que muitos costumam adotar é abreviar a expressão “Atenciosamente”. O recomendável é não abreviar e sim escrever por extenso, pois demonstra atenção, elegância, respeito e importância ao que foi escrito anteriormente e principalmente ao seu interlocutor. A não ser que seja imprescindível, deve-se adotar a forma correta, que não é e nunca será “Att.” e sim “At.te”. “Att.” é abreviação da palavra inglesa "Attention" que significa atenção em português, mesmo que A/C (ao cuidado de).

Como diz o ditado, “todo cuidado é pouco”, principalmente em se tratando de postura profissional dentro de uma empresa ou na vida como um todo. Estes são aprendizados que devemos levar não somente para o lado profissional, mas também para o pessoal, inserindo-os no dia a dia, no tratamento e na educação dentro da sociedade.

Artigo de: Nara Lyon
Especialista e Consultora de Imagem para Desenvolvimento de Carreira pela USA Membership AICI (Association of Imagem Consultants International).Image Consulting e Fashion Designer pelo Fashion Institutte of Technology (New York).