DESTAQUE

DECORAÇÃO: Mobiliário planejado contribui para o conforto no quarto de casal

Imagem
Criare apresenta soluções inteligentes e versáteis para projetar ambientes com personalidade  Quarto clássico projetado pela loja Belle Vie/Criare em Belo Horizonte, onde o padrão Aurum é o prot

MODA: SENAI Brasil Fashion chega a São Paulo com desfile dejovens e promissores estilistas do país

Patrocinado pelo SENAI CETIQT, o projeto fomenta a importância da capacitação profissional no mercado da moda e dá visibilidade a novos talentos da indústria. Nove jovens desenvolverão minicoleções que serão desfiladas para empresários e formadores de opinião. foto: Divulgação
Foi dada a largada à segunda edição do SENAI Brasil Fashion, que começou oficialmente no dia 10 com a primeira reunião entre nove estudantes do Sistema SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de todo o Brasil e o grupo de coaches que os ajudará a desenvolver minicoleções criadas exclusivamente para o projeto. Entre os coaches, estão nomes de peso da moda nacional, como Ronaldo Fraga, Alexandre Herchcovitch e Lino Villaventura.

Ao todo, serão quatro encontros intensos que resultarão em peças inspiradas no tema “A influência do mundo no Brasil”. Cada aluno criará três looks: conceito, prêt-à-porter e streetwear. As peças serão apresentadas por tops internacionais e new faces no dia 13 de agosto, em São Paulo, durante um desfile para empresários e formadores de opinião do mercado da moda.

Idealizado pela Samba Marketing ao Vivo, o SENAI Brasil Fashion é um evento inovador no país e tem como objetivos estimular a qualificação profissional e dar visibilidade a novos talentos. Durante a série de encontros até o desfile final, os jovens aprenderão a ter uma visão 360° da profissão, tomando decisões que vão desde a concepção inicial da minicoleção até a estreia na passarela, passando por construção de styling, maquiagem, cabelo, cenografia e trilha sonora.

Pelo segundo ano consecutivo, o projeto é patrocinado pelo SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), escola de moda do Departamento Nacional do SENAI e principal formador de profissionais para o segmento.

A primeira edição do evento foi realizada em 2014, em Belo Horizonte, e contou com nove estudantes SENAI de sete estados. Neste ano, o projeto avança, trazendo jovens que representam nove estados brasileiros: Tiago Prado (PA), Willame Knowles (MA), Jéssica Cerejeira (RN), Laís Alves (PB), Natália Menezes (MG), Michel Cardoso (RJ), André Fortes (SP), Amanda Castro (PR) e Sabrina Bublitz (SC).

O seleto grupo foi escolhido por representantes da instituição e pelo curador do projeto, Flávio Sabra (SENAI CETIQT). Foram avaliados portfólio, desenhos autorais, criatividade e potencial para construir uma grande carreira como estilista. O projeto ainda tem a participação dos consultores Letícia Abraham e Jackson Araújo (ambos WGSN), do stylist Daniel Ueda, do consultor de modelagem Wilson Ranieri, da modelo Barbara Berger, do maquiador Henrique Martins, do produtor musical Max Blum e do fotógrafo Weber de Pádua. Completando o time, os coaches contam com a assistência de três jovens estilistas que participaram da primeira edição do SENAI Brasil Fashion: Carola Santini, Jorge Feitosa e Danilo Araújo.


Sobre o SENAI CETIQT

A escola de moda SENAI CETIQT atua como principal centro formador de profissionais para o segmento e é um dos mais destacados do mundo, com plantas-piloto completas que reproduzem o ambiente fabril, além da planta-piloto de confecção, de uma rede integrada de laboratórios e de uma área de inovação, estudos e pesquisas com foco em antropometria, comportamento e consumo, cor, design, economia criativa, prospecção tecnológica e mercadológica, além de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

A instituição, reconhecida como pioneira no sistema SENAI, foi a primeira unidade a lançar, em 1997, o ensino de nível superior no sistema com o curso de Engenharia Industrial Têxtil, agregando valor na formação de profissionais para a área têxtil. Em 2001, foi lançado o curso superior de Design de Moda, o primeiro do Brasil nesta categoria. Durante sua trajetória inovadora, o SENAI CETIQT passou a oferecer também outros cursos de nível superior, de pós-graduação e de extensão, além dos cursos técnicos, de qualificação e de aperfeiçoamento profissional.