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GASTRONOMIA: Patroni reformula o cardápio e renova parcerias de co-branding

Mudança tem como objetivo gerar valor e diferenciação para a marca. Foto: Divulgação
Após apostar na reformulação da identidade visual, a Patroni decidiu remodelar o cardápio oferecido nas 192 unidades da rede, espalhadas pelo Brasil. Os clientes da marca passam a contar com um novo modelo de cardápio, composto por um mix de pratos apurados e mais simples para facilitar a decisão final do cliente, visando o ganho de tempo na hora da compra e a eficiência do atendimento. Tais fatores contribuem diretamente na redução dos custos das lojas e na melhora da qualidade das vendas.

Segundo o presidente da Patroni, Rubens Augusto Junior, durante um momento de instabilidade econômica, as inovações contribuem de forma direta para que haja uma diferenciação do produto. Diante disso, o novo cardápio irá proporcionar aos franqueados a redução de 77 itens, entre produtos e insumos de estoque, para que haja mais eficiência operacional.

“Iremos disponibilizar aos clientes uma experiência de consumo exclusiva, aliada a produtos de qualidade, por meio de opções que exploram o conceito tradicional, italiano e caseiro. Nossa principal diferença o cliente irá perceber no paladar, e isso agora estará traduzido também no sentido visual das refeições. Temos como meta reduzir o Custo Médio das Mercadorias Vendidas (CMV) e dar mais rentabilidade ao mix oferecido, projetando melhorias significativas no resultado final”, explica Rubens Augusto Junior.

Além disso, a divisão do cardápio foi elaborada para que a Patroni disponibilize pratos em diferentes períodos do dia, seja no almoço, happy hour ou jantar, por exemplo. O desenvolvimento também engloba opções para uma refeição individual, dupla ou até mesmo em grupo, fazendo com que a marca se diferencie em uma praça de alimentação de shopping center.

O ponto alto da reformulação do cardápio é a nova campanha, que traz uma renovação nas parcerias de co-branding, com marcas como McCain, Hellmann’s e Philadelphia. A parceria engloba ações fixas e sazonais, que serão trabalhadas em diferentes períodos ao longo do ano. Na primeira ação sazonal, o produto em parceira com a Unilever é o Grill Don Patroni com arroz cremoso Hellmann’s, composto por arroz cremoso Caprese, frango ou carne grelhados com salada Patroni e mais dois acompanhamentos, por R$ 29,90. A refeição é farta e saborosa, assim como manda uma típica família italiana, para ser dividida em duas pessoas.  A primeira campanha terá início no mês de maio.

Entre as novidades, a Patroni apresenta também uma opção tipicamente brasileira, o Bife com Fritas. O prato é composto por um suculento bife de 150 gramas, acompanhado da exclusiva batata rústica da McCain e acompanhamentos à escolha do cliente, pelo valor de R$ 18,90. Outra opção inusitada e que carrega a extensão da linha dos famosos parmegianas da rede, com leitura de sabores de pizza, é o Parmegiana Pepperoni. Trata-se do tradicional prato Patroni, agora com rodelas de pepperoni e o famoso molho sugo artesanal da rede, nas opções de frango (R$ 19,90) e carne (R$ 21,90).

“Contamos agora com um cardápio mais alinhado ao conceito caseiro da marca, que gera diferenciação visual perante a concorrência e, consequentemente, mais fidelização e frequência”, ressalta o presidente da Patroni.

Em 2015, a marca também irá apostar em mecânicas de desconto, que geram maior fidelização do cliente. Serão lançados novos talões de descontos e a Patroni também estuda a viabilidade de investir em ações de cross channel marketing, com os parceiros da marca. Em 2014 a rede faturou R$ 335 milhões. Para 2015, prospecta a implantação de 95 novas unidades, sendo 50 no novo modelo de negócio Patroni Expresso e 45 entre os modelos premium e classic.

Mais informações em www.patronipizza.com.br.

Fundada há 30 anos, a Patroni é a maior rede de franquia do segmento de pizzarias no Brasil. Em 2008, a rede criou o personagem “Don Patroni”, que representa toda a credibilidade, tradição, e história da marca. Ele “assina” os produtos exclusivos da rede, e também as plataformas de oferta em campanhas nacionais e locais, além de produtos criados em parcerias co-branding que oferecem ao consumidor uma experiência de consumo exclusiva de pizzas, carnes e massas.