|
O acessório tem de combinar com o formato do rosto; invista nele
|
A composição de Noel Rosa pode sofrer uma adaptação. Em vez da dúvida do poeta que canta com que roupa eu vou para um determinado samba a que foi convidado, a pergunta em questão pode ser parodiada: ‘com que óculos de sol eu vou’.
A brincadeira pode ser feita ao investir em acessórios que são a cara do verão: os óculos escuros. Além de proteger os olhos dos raios solares, eles dão mais charme e revigoram o visual, de homens e mulheres, de todos os estilos.
O acessório tem essa habilidade: do glam, passando pelo retrô em color block aos modelos espelhados até os mais tradicionais. Escolha com que óculos você quer sair e saque do armário o modelo da vez.
Assim como maiôs, biquínis e sungas, os óculos escuros estão entre os acessórios básicos do verão. O ideal seria ter alguns exemplares na gaveta - com fator de proteção contra os raios ultravioletas (UV). A dica é da consultora óptica Juliana Linhares, da Gouveia Gold.
Há 15 anos trabalhando no ramo, ela conhece como ninguém as características do rosto que devem ser levados em conta na hora de comprar a peça.
"Os óculos têm que acompanhar o desenho da sobrancelha da pessoa e não podem tampar a expressão do rosto", ensina. É ela quem indica o modelo que cai bem num rosto redondo, triangular, oval ou quadrado (abaixo).
Não escolha o modelo só porque está na moda ou porque ficou bonito na atriz ou na vizinha. Nada de pressa na hora de comprar.
É preciso experimentar. Analise e procure a opinião de quem entende do assunto. O bom senso do consultor é fundamental.
Uma das orientações de Juliana é não usar outros acessórios grandes como brincos para não poluir e não carregar o visual de informação, pois os óculos já fazem o papel de acessório. Seguir a moda? Nem sempre.
Para a especialista, os óculos ditam mais o estilo do que a moda. Na verdade, não existe regra padrão para usar determinado óculos. O legal é que o produto se encaixe ao seu estilo e ao desenho do rosto.
"Tem que ter personalidade para carregar o acessório", diz. Um bom óculos de grife pode ser encontrado por R$ 300 até R$ 2,5 mil no Brasil - devido ao valor do IPI sobre o produto que é de 15%. Outra dica é verificar se os óculos dispõem de banho UV.
"O preço é sinônimo de qualidade sim", opina a consultora. Geralmente, no preço está embutido a assistência técnica, bem como a reposição de lentes.
Cada modelo de acordo com o tipo de rosto
|
Rosto Redondo: evitar óculos
redondos. Pode optar por modelos
cestavados e retangulares porque
dividem a linha do rosto
|
|
Rosto Quadrado: vai bem com
peças retangulares, peças
sextavadas e com modelo retrô de
gatinho. Evitar peças muito
quadradas ao estilo Jacqueline
Kennedy
|
|
Rosto Oval: é o rosto universal,
qualquer modelo vai bem
|
|
Rosto Triangular: optar por modelo
de óculos que tenha armação
arredondada ou com detalhes
na parte inferior
|
Fonte: O Diário