A MODA E O CINEMA: um novo olhar na sua propagação.


  O cinema e a moda possuem intensa relação. A roupa é uma espécie de radiografia do comportamento. No momento em que as luzes se apagam e, na tela do cinema, surge um personagem, o espectador já pode ter uma idéia, pelo seu figurino, se ele é rico ou pobre, se está triste ou alegre e em que época se passa o filme. Por meio da leitura dos signos, construídos pela vestimenta, o figurino constitui-se importante fator de rejeição/aproximação do espectador em relação ao personagem. Neste artigo, aborda-se a relação entre cinema, moda e a influência das estrelas de Hollywood no mercado da moda.

 A moda e o cinema podem ser considerados formas de linguagem e de expressão e é um dos fenômenos de maior influência na sociedade atual. A relação entre esses dois movimentos sempre estiveram ligados ao comportamento. A roupa/figurino é uma linguagem que frequentemente transmite mensagens sobre seu usuário. O modo de se vestir de uma pessoa mostra bastante sua personalidade e, sem dúvida, esse modo de vestir vai revelar seus comportamentos, valores e atitudes.

 O figurino é grande gerador de tendências tanto no teatro, como na música, nas novelas e especialmente no cinema, área que vem tornando-se cada vez mais, grande referência para a criação da moda.

 Este trabalho se concentra nos figurinos do cinema e faz abordagem sobre o conjunto desses elementos que nos ajudam a construir as impressões que temos acerca de um personagem. As pessoas se expressam por meio da linguagem da roupa, para se inserirem em um grupo ou passarem seu estado de espírito e comportamento. A indumentária, sempre esteve presente de formas diversas em todas as sociedades e civilizações.

 Hoje a vestimenta é vista exatamente ao avesso de sua simples função de proteger o corpo, mas sim da vontade e do fascínio de se expressar por meio do modo de vestir, da aparência, do se fazer ver e parecer ser.

 É no campo do parecer ser, que as estrelas de Hollywood causam tanto fascínio.Seja no cinema por meio de seus personagens, ou nas propagandas por meio de sua presença, que a relação íntima entre personagens, figurinos e forma de ser, tornam-se mitos modernos.

Postagens mais visitadas deste blog

Estilo Brasileiro, Zuzu Angel misturava seu estilo à temas regionais e folclóricos

Estilo Brasileiro, Vera Arruda desenvolvia um trabalho tipicamente brasileiro

Estilo Brasileiro, Valdemar Iódice desenvolve uma moda jovem imprimindo personalidade em sua grife