DESIGN: o sistema de previsão de tendências.
A pesquisa de tendências é uma atividade que tem de lidar com as capacidades de percepção e de leitura de sinais da sociedade, quase sempre incipientes, tendo como limites os interesses e as possibilidades dos parceiros da indústria. O resultado será ou não a aprovação do público-alvo.
Esta atividade é feita em todos os níveis da cadeia têxtil e de moda, o que acaba por configurar um sistema de controles em diferentes níveis, que têm que funcionar de um modo acertado.
Os elementos que integram o sistema de previsão de tendências são:
- A estrutura: que engloba os mercados primário, secundário e terciário (empresas, associações, instituições, criadores).
- O calendário: determina o momento em que cada mercado contribui para esta atividade.
- A rede de informação: quem está fazendo o quê, razões e efeitos no comportamento de todos os protagonistas da indústria. Ainda, os meios de comunicação, feiras e mostras, instituições e gabinetes de previsão de tendências.
- A estratégia de vendas: como serão levadas as opções de moda desde a indústria até os consumidores.
- Os consumidores: o comportamento dos consumidores que refletem nas suas escolhas de compra.