DESIGN: o sistema de previsão de tendências.


  
 A pesquisa de tendências é uma atividade que tem de lidar com as capacidades de percepção e de leitura de sinais da sociedade, quase sempre incipientes, tendo como limites os interesses e as possibilidades dos parceiros da indústria. O resultado será ou não a aprovação do público-alvo.

 Esta atividade é feita em todos os níveis da cadeia têxtil e de moda, o que acaba por configurar um sistema de controles em diferentes níveis, que têm que funcionar de um modo acertado.

 Os elementos que integram o sistema de previsão de tendências são:

  1. A estrutura: que engloba os mercados primário, secundário e terciário (empresas, associações, instituições, criadores).

  1. O calendário: determina o momento em que cada mercado contribui para esta atividade.

  1. A rede de informação: quem está fazendo o quê, razões e efeitos no comportamento de todos os protagonistas da indústria. Ainda, os meios de comunicação, feiras e mostras, instituições e gabinetes de previsão de tendências.

  1. A estratégia de vendas: como serão levadas as opções de moda desde a indústria até os consumidores.

  1. Os consumidores: o comportamento dos consumidores que refletem nas suas escolhas de compra.

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