Ashua Curve & Plus Size amplia pontos de venda físicos no Brasil e Uruguai

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Expansão, que reforça estratégia omnicanal da marca, inaugura mais 11 espaços dedicados em lojas da Renner até o fim de 2024. Foto: Divulgação   A Ashua, marca Curve & Plus Size da Lojas Renner S.A., vai abrir 11 novos pontos de venda físicos até o fim de 2024. Os corners, como são chamados os espaços dedicados à marca e que funciona dentro de unidades da Renner, serão implementados em sete Estados brasileiros e em Montevidéu, no Uruguai. Além de reforçar a estratégia omnicanal da marca - que nasceu digital em 2016 e evoluiu para loja física em 2018 -, a expansão aproxima a marca de novos públicos. Os corners têm entre 35 e 40m² e serão inaugurados nas cidades de Goiânia (GO), Brasília (DF), Campinas (SP) e Joinville (SC). O Estado de Minas Gerais ganhará dois pontos de venda novos, sendo um em Belo Horizonte e um em Uberlândia. O mesmo ocorre com o Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Passo Fundo) e o Paraná (Londrina e Curitiba). Em Montevidéu, a Ashua implementa seu qua...

PROJETO DE COLEÇÃO: a concepção de produtos de moda.

  
  O Painel Semântico é eficaz como facilitador do raciocínio de síntese no projeto de produtos de moda, apurando a percepção das relações entre os elementos  constitutivos da função estético-simbólica do vestuário.

Etapas Ações
  • Percepção do mercado e descoberta de oportunidades
  • Análises / expectativas e histórico comercial da empresa
  • Idéias p/ produtos/ Identificação do problema de design
  • Definição de estratégias de marketing, desenvolvimento, produção, distribuição e vendas. 

Planejamento
  • Definição do cronograma
  • Análise e definição do problema de design (diretrizes)
  • Síntese do Universo do consumidor (físico e psicológico)
  • Pesquisa de conteúdo de moda (tendências)

Especificação do projeto
  • Delimitação do projeto (objetivos)
  • Geração de conceitos e definição do Conceito Gerador

Delimitação Conceitual
  • Definição de princípios funcionais e de estilo
  • Geração de alternativas de solução do problema (esboços/desenhos, estudos de modelos).

Geração de alternativas
  • Definições de configuração, materiais e tecnologias
  • Seleção da(s) melhor(es) alternativa(s)
  • Detalhamento de configuração (desenho técnico)
  • Desenvolvimento de ficha técnica, modelagem e protótipo
  • Testes ergonômicos e de usabilidade

Avaliação e Elaboração
  • Correções/adequações
  • Avaliações técnicas e comerciais apuradas
  • Correções/adequações graduação da modelagem
  • Confecção de Ficha técnica definitiva e Peça piloto (aprovação técnica e comercial do(s) produto(s)
  • Aquisição de matéria prima e aviamentos
  • Orientação dos setores de produção e vendas
  • Definição de embalagens e material de divulgação
  • Produção

Realização
  • Lançamento do(s) produto(s)
  
 É comum encontrar, nas salas dos criadores de moda, um painel repleto de imagens reunidas, um apanhado de referências de tendências e temas inspiradores. A coleta e análise imagética é algo muito explorado no desenvolvimento de vestuário, pois ter uma visão geral das correntes estéticas que traduzem os comportamentos sociais é primordial para definir o direcionamento de estilo mais adequado ao universo consumidor. Porém, para que tais referências sejam eficazes na concepção de um produto diferenciado, é fundamental que sejam organizadas e sintetizadas em parâmetros objetivos de linguagem.

 Antes de explanar sobre a experiência prática, faz-se necessário uma breve análise do processo de desenvolvimento de produtos de vestuário/moda, para melhor compreensão do uso do Painel Semântico.

 O diagrama anterior mostra as principais ações realizadas no desenvolvimento de produtos de vestuário/moda, destacando àquelas nas quais o designer está diretamente envolvido. Entretanto, a sua participação nas ações anteriores irá influenciar as suas decisões sobre a configuração do produto, bem como, o acompanhamento das posteriores poderá garantir a qualidade do projeto.

 No âmbito acadêmico, as práticas projetuais partem desta estrutura, considerando itens primordiais e típicos da produção industrial de moda, possibilitando uma abordagem mais completa e coerente do processo, o que é extremamente relevante para o planejamento e especificação do projeto.

 Na etapa de Delimitação Conceitual, a partir do conhecimento do universo do usuário/consumidor, suas características físicas e psíquicas, bem como do conteúdo de moda vigente que se relaciona com este universo, pode-se definir o conceito gerador do(s) produto(s), sintetizando-o em referenciais práticos e estético-simbólicos, ou seja, princípios funcionais e de estilo, os quais não poderão se opor à imagem de marca e metas comerciais da empresa. Nesta fase, princípios de estilo, serão sintetizados em referências de linguagem visual, inseridas naquilo que é normalmente denominado como Tema (ou Referencia Estética), o qual servirá como fio condutor de integração e harmonia do conjunto de produtos que são lançados simultaneamente. Esta é a etapa chave para o uso do Painel Semântico, embora se constate que a síntese visual pode ser usada como recurso de organização cognitiva em qualquer fase do projeto.

 Destaca-se que o Painel Semântico funciona, também, como um bom canal de comunicação entre os setores de criação, desenvolvimento e comercial de uma empresa, assim como, entre os representantes e vendedores da marca.

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