O Painel Semântico é eficaz como facilitador do raciocínio de síntese no projeto de produtos de moda, apurando a percepção das relações entre os elementos constitutivos da função estético-simbólica do vestuário.
Etapas Ações
- Percepção do mercado e descoberta de oportunidades
- Análises / expectativas e histórico comercial da empresa
- Idéias p/ produtos/ Identificação do problema de design
- Definição de estratégias de marketing, desenvolvimento, produção, distribuição e vendas.
Planejamento
- Definição do cronograma
- Análise e definição do problema de design (diretrizes)
- Síntese do Universo do consumidor (físico e psicológico)
- Pesquisa de conteúdo de moda (tendências)
Especificação do projeto
- Delimitação do projeto (objetivos)
- Geração de conceitos e definição do Conceito Gerador
Delimitação Conceitual
- Definição de princípios funcionais e de estilo
- Geração de alternativas de solução do problema (esboços/desenhos, estudos de modelos).
Geração de alternativas
- Definições de configuração, materiais e tecnologias
- Seleção da(s) melhor(es) alternativa(s)
- Detalhamento de configuração (desenho técnico)
- Desenvolvimento de ficha técnica, modelagem e protótipo
- Testes ergonômicos e de usabilidade
Avaliação e Elaboração
- Correções/adequações
- Avaliações técnicas e comerciais apuradas
- Correções/adequações graduação da modelagem
- Confecção de Ficha técnica definitiva e Peça piloto (aprovação técnica e comercial do(s) produto(s)
- Aquisição de matéria prima e aviamentos
- Orientação dos setores de produção e vendas
- Definição de embalagens e material de divulgação
- Produção
Realização
- Lançamento do(s) produto(s)
É comum encontrar, nas salas dos criadores de moda, um painel repleto de imagens reunidas, um apanhado de referências de tendências e temas inspiradores. A coleta e análise imagética é algo muito explorado no desenvolvimento de vestuário, pois ter uma visão geral das correntes estéticas que traduzem os comportamentos sociais é primordial para definir o direcionamento de estilo mais adequado ao universo consumidor. Porém, para que tais referências sejam eficazes na concepção de um produto diferenciado, é fundamental que sejam organizadas e sintetizadas em parâmetros objetivos de linguagem.
Antes de explanar sobre a experiência prática, faz-se necessário uma breve análise do processo de desenvolvimento de produtos de vestuário/moda, para melhor compreensão do uso do Painel Semântico.
O diagrama anterior mostra as principais ações realizadas no desenvolvimento de produtos de vestuário/moda, destacando àquelas nas quais o designer está diretamente envolvido. Entretanto, a sua participação nas ações anteriores irá influenciar as suas decisões sobre a configuração do produto, bem como, o acompanhamento das posteriores poderá garantir a qualidade do projeto.
No âmbito acadêmico, as práticas projetuais partem desta estrutura, considerando itens primordiais e típicos da produção industrial de moda, possibilitando uma abordagem mais completa e coerente do processo, o que é extremamente relevante para o planejamento e especificação do projeto.
Na etapa de Delimitação Conceitual, a partir do conhecimento do universo do usuário/consumidor, suas características físicas e psíquicas, bem como do conteúdo de moda vigente que se relaciona com este universo, pode-se definir o conceito gerador do(s) produto(s), sintetizando-o em referenciais práticos e estético-simbólicos, ou seja, princípios funcionais e de estilo, os quais não poderão se opor à imagem de marca e metas comerciais da empresa. Nesta fase, princípios de estilo, serão sintetizados em referências de linguagem visual, inseridas naquilo que é normalmente denominado como Tema (ou Referencia Estética), o qual servirá como fio condutor de integração e harmonia do conjunto de produtos que são lançados simultaneamente. Esta é a etapa chave para o uso do Painel Semântico, embora se constate que a síntese visual pode ser usada como recurso de organização cognitiva em qualquer fase do projeto.
Destaca-se que o Painel Semântico funciona, também, como um bom canal de comunicação entre os setores de criação, desenvolvimento e comercial de uma empresa, assim como, entre os representantes e vendedores da marca.