PESQUISA DE TENDÊNCIAS: porque estudá-las ?


 Com a transição de um mercado de massa para um mercado de nichos, as empresas se vêem obrigadas a estudar o comportamento dos jovens que estão em constante mudança, para acompanhar seus gostos e interesses transformando-os em produtos e serviços personalizados.

 Como o conceito de tendência igualmente está relacionado a uma visão de futuro, o fato de esta ser imprevisível e incerta faz com que muitos se interessem pelo assunto. É natural do ser humano indagar sobre o futuro, sobre o desconhecido e querer prever aquilo que esta por vir.

 Bureaux de style são cadernos de tendências que proporcionam diretrizes básicas que refletem os anseios do mercado. As tendências servem de inspiração e de visualização para a criatividade, abrem as portas da imaginação; e são ilustradas pelos temas (ou inspirações, ambiências, atmosferas ou influências como são diversamente denominadas) que representam imagens, a partir das quais se inicia o processo de edição das novas propostas de moda que se tornarão a realidade de determinada estação.  Cor, tecidos planos e de malharia, aviamentos e formas, componentes  essenciais da moda e principais veículos das modificações, impostas semestralmente, são providos em cadernos específicos, a cada patamar industrial, em datas rigorosas, para garantir uma ação coordenada de todos, com o objetivo de atender, sempre melhor, os desejos dos consumidores”.


 Quem crê que a moda é o resultado de uma conspiração apenas dos criadores com as empresas do setor, fazendo assim com que os consumidores sejam sempre atingidos com novos desejos buscando então saciar tais faltas através do consumo”.

 Atualmente, há diversas maneiras para estudar o comportamento da sociedade com o intuito de minimizar riscos em relação a um futuro incerto. Numa sociedade cada vez mais complexa e menos inteligível, é conveniente a necessidade de pesquisas para dar conta de todo tipo de assunto.

 Percebe-se a difusão, pelo mundo, na sociedade pós-industrial, dos chamados gurus de tendências. Partindo de estudos comportamentais e de mudanças sociais, é possível identificar idéias, ações, e atitudes em comum no mundo, traçando prospecções que, então, serão transformadas em tendências de consumo.

Comentários